O dissídio de Gerente de Salão de Café 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141515 no cargo de Gerente de Salão de Café.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 2.999,18

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

3.173 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 3.453,91

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.545 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de bar Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de bares ou de unidade de rede de franquia, por conta própria ou por representação do proprietário Gerencia e promove serviços, supervisionando as reservas, a recepção aos clientes, a produção na cozinha e bar, arrumação do salão e serviço aos clientes.

Controla a qualidade dos produtos e serviços, medindo a satisfação do cliente, tratando sugestões e reclamações Coordena áreas operacionais da cozinha, bar e salão em bares e outros serviços semelhantes Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando sua execução.

Administra recursos humanos e financeiros, gerencia compras, executa rotinas administrativas e presta assessoria Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental

O que faz um Gerente de Salão de Café

O Gerente de bar planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em bares e assemelhados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia serviços em bares e outros estabelecimentos de bebidas e alimentação, definindo políticas de atendimento aos clientes, supervisionando serviços de reservas, de recepção, de eventos, de apoio (manutenção, segurança e informática).

Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação dos clientes, tratando sugestões e reclamações.

Inspeciona a apresentação pessoal dos funcionários e controla desperdícios Promove vendas de produtos e serviços, analisando previsões de mercado, definindo produtos, serviços e preços, acompanhando as tendências do setor.

Define políticas de divulgação e vendas de serviços, estabelecendo parcerias com outras empresas Representa a empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e comerciais, relacionando-se com a mídia.

Coordena as áreas operacionais de bares e assemelhados, definindo padrões de serviços e as prioridades de execução.

Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando a execução das obras Define a programação de eventos.

Administra a área de alimentos e bebidas, orientando a carta de bebidas e o cardápio, pesquisando novas receitas de alimentos e de drinques, supervisiona a preparação de receitas, degustando bebidas e alimentos.

Supervisiona o estoque, as condições do armazenamento e a qualidade de bebidas e alimentos, controlando seus prazos de validade Verifica a arrumação de salões Executa rotinas administrativas, definindo critérios de avaliação dos serviços, elaborando relatórios gerenciais, controlando documentações, inventários e estoque do almoxarifado, atendendo fiscalizações e auditorias.

Administra pessoas, fornecendo meios para a garantia da segurança no trabalho, da saúde dos trabalhadores e da preservação ambiental Define equipes de trabalho, os critérios de seleção de pessoal, decidindo sobre admissão, demissão e promoção de trabalhadores Define benefícios e planos de incentivo.

Avalia a necessidade, viabiliza, e monitora treinamentos Aprova escalas de serviços, férias e folgas.

Promove reuniões da equipe Administra o andamento de questões trabalhistas Gerencia o processo de compras, selecionando e atendendo fornecedores, elaborando cadastro, negociando qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, autorizando compras.

Coordena a logística para recebimento de produtos e avalia produtos e serviços adquiridos Administra recursos financeiros, elaborando orçamentos, acompanhando fluxo de caixa, alocando recursos, avaliando relatórios de atividades financeiras, acompanhando aplicações financeiras e gerenciando contratos Controla fluxo de caixa do estabelecimento ou de uma rede.

Participa da definição cargos e salários, da elaboração de normas e procedimentos, da política de marketing e da elaboração de planos de segurança e de emergência Propõe reformas das instalações Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias.

Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Promove inovações visando ao incremento da produtividade.

Funções do Gerente de bar

O profissional Gerente de Salão de Café deve coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes, gerenciar compras, administrar pessoal, promover vendas de produtos e serviços, administrar recursos financeiros, demonstrar competências pessoais, gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes, prestar assessoria, executar rotinas administrativas, administrar Área de alimentos e bebidas.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Gerente de bar

Um Gerente de bar deve controlar desperdícios, fomentar parcerias com órgãos públicos e privados, definir políticas de atendimento a clientes, atender fornecedores, controlar estoque do almoxarifado, demonstrar fluência verbal, atender fiscalizações, demonstrar senso de organização, definir critérios de avaliação dos serviços, promover reuniões da equipe, acompanhar aplicações financeiras, participar na avaliação da política de marketing, supervisionar estoque de alimentos e bebidas, avaliar relatórios de desempenho, coordenar logística para recebimento de produtos, liderar equipes, definir prioridades de execução dos serviços, relacionar-se com a mídia, alocar recursos, assumir responsabilidade, supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas, definir equipes de trabalho, participar da elaboração de normas e procedimentos, inspecionar apresentação pessoal dos funcionários, definir critérios de seleção de pessoal, supervisionar serviços de eventos, definir parcerias com outras empresas, propor investimentos, propor reformas de instalações, atender auditorias, definir fornecedores, supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática), demonstrar dinamismo, avaliar relatórios de atividades financeiras, aprovar escalas de serviços, férias e treinamento, elaborar cardápio, avaliar necessidade treinamento, definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos, avaliar produtos e serviços adquiridos, controlar documentação, acompanhar fluxo de caixa, coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas, administrar conflitos, medir satisfação do cliente, decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários, supervisionar serviços de recepção, montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos), administrar andamento de questões trabalhistas, representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o, tratar sugestões e reclamações de clientes, participar da elaboração de políticas de cargos e salários, supervisionar atividades de recreação e lazer, montar cadastro de fornecedores, monitorar treinamento de funcionários, elaborar orçamento, motivar equipes, supervisionar serviços de reservas, controlar reposição de uniformes, tomar decisões, participar na definição da política financeira da empresa, viabilizar treinamento, demonstrar capacidade de negociação, definir produtos, serviços e preços, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, controlar qualidade dos serviços, autorizar compras, pesquisar novas receitas, negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos, programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações, degustar alimentos e bebidas, definir benefícios aos funcionários, coordenar execução de obras, elaborar carta de bebidas, supervisionar qualidade de alimentos e bebidas, analisar previsões de mercado, supervisionar preparação de receitas, controlar inventários, participar na elaboração do plano estratégico, elaborar relatórios gerenciais, definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, participar na elaboração de planos de emergência, avaliar destinos, produtos e serviços prestados, participar da promoção de ações sociais, criar planos de incentivo.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Gerente de Salão de Café ficou em 8.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Salão de Café e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que ficou em 8.00% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Salão de Café em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Gerente de Salão de Café ficou em 8.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação 2024

O salário de Gerente de Salão de Café mostrado aqui é resultado do levantamento de 9300 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Salão de Café com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gerente de Salão de Café CBO 141515 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Gerente de Salão de Café em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Gerente de Salão de Café por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 2.887,28 2.999,18 4.232,53 13,77 5.00%
Rio de Janeiro 42h 2.286,56 2.375,18 3.351,92 11,28 5.50%
Minas Gerais 43h 2.065,03 2.145,07 3.027,18 9,97 6.90%
Paraná 43h 2.290,58 2.379,36 3.357,82 10,99 6.50%
Santa Catarina 43h 2.257,60 2.345,09 3.309,47 10,89 5.20%
Rio Grande do Sul 43h 2.147,79 2.231,03 3.148,50 10,37 4.10%
Goiás 43h 2.151,41 2.234,79 3.153,81 10,31 5.80%
Distrito Federal 43h 2.201,00 2.286,31 3.226,50 10,54 4.80%
Espírito Santo 42h 2.086,47 2.167,33 3.058,60 10,32 7.90%
Bahia 43h 2.295,76 2.384,73 3.365,41 10,99 7.50%
Pernambuco 43h 2.153,60 2.237,06 3.157,01 10,37 5.90%
Mato Grosso 43h 2.107,48 2.189,16 3.089,41 10,13 8.00%
Mato Grosso do Sul 43h 2.122,89 2.205,17 3.112,00 10,23 8.10%
Ceará 44h 1.807,52 1.877,58 2.649,69 8,61 7.20%
Pará 43h 1.829,37 1.900,28 2.681,73 8,91 6.90%
Paraíba 44h 1.916,52 1.990,80 2.809,48 9,14 7.40%
Rondônia 43h 1.785,30 1.854,49 2.617,11 8,56 7.70%
Rio Grande do Norte 43h 2.070,58 2.150,83 3.035,31 9,93 7.50%
Tocantins 43h 1.898,58 1.972,16 2.783,17 9,17 6.00%
Amazonas 44h 1.928,27 2.003,00 2.826,70 9,16 5.00%
Maranhão 43h 1.900,62 1.974,28 2.786,16 9,17 6.30%
Alagoas 44h 2.133,34 2.216,02 3.127,31 10,10 4.40%
Sergipe 43h 1.877,92 1.950,70 2.752,89 9,10 5.80%
Piauí 44h 2.023,28 2.101,69 2.965,97 9,63 6.80%
Roraima 43h 1.926,41 2.001,07 2.823,97 9,32 7.90%
Acre 44h 2.132,30 2.214,94 3.125,79 10,07 7.30%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Gerente de Salão de Café.

Dissídio de Gerente de Salão de Café por cidade

Quanto ganha um Gerente de Salão de Café nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Gerente de Salão de Café na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 44 3.325,05 3.453,91 4.874,27 15,83 7.90%
Rio de Janeiro, RJ 42 2.364,57 2.456,22 3.466,29 11,73 7.10%
Belo Horizonte, MG 43 2.102,40 2.183,88 3.081,96 10,13 4.70%
Curitiba, PR 43 2.297,63 2.386,68 3.368,15 10,99 5.50%
Brasília, DF 43 2.201,00 2.286,31 3.226,50 10,54 4.30%
Goiânia, GO 43 2.219,10 2.305,11 3.253,04 10,63 7.10%
Porto Alegre, RS 43 2.097,50 2.178,79 3.074,78 10,17 7.80%
Florianópolis, SC 44 2.193,51 2.278,52 3.215,52 10,46 6.20%
Campinas, SP 44 2.511,31 2.608,64 3.681,40 11,93 8.30%
Ribeirão Preto, SP 44 2.291,72 2.380,54 3.359,49 10,91 7.20%
Fortaleza, CE 44 1.822,67 1.893,31 2.671,90 8,70 5.60%
São José dos Campos, SP 44 2.312,58 2.402,21 3.390,07 10,97 5.50%
Guarulhos, SP 44 2.687,45 2.791,61 3.939,60 12,81 7.00%
Niterói, RJ 42 2.244,23 2.331,21 3.289,87 10,98 4.10%
Recife, PE 43 2.179,26 2.263,72 3.194,63 10,44 8.00%
Campo Grande, MS 43 2.166,39 2.250,35 3.175,76 10,44 5.00%
Maringá, PR 43 2.463,60 2.559,08 3.611,45 11,89 6.70%
Jundiaí, SP 43 2.803,38 2.912,03 4.109,55 13,45 5.10%
Santo André, SP 43 2.380,79 2.473,06 3.490,06 11,45 5.00%
Salvador, BA 44 2.393,30 2.486,05 3.508,39 11,33 4.50%
Joinville, SC 43 2.148,59 2.231,86 3.149,67 10,30 8.20%
Vitoria, ES 42 2.262,55 2.350,24 3.316,73 11,18 7.20%
São José do Rio Preto, SP 44 2.331,65 2.422,02 3.418,03 11,04 6.60%
Londrina, PR 43 2.641,41 2.743,78 3.872,11 12,71 6.70%
Juiz de Fora, MG 43 2.159,85 2.243,56 3.166,18 10,42 7.70%
Balneário Camboriú, SC 44 2.467,86 2.563,51 3.617,70 11,67 8.10%
São Bernardo do Campo, SP 43 2.491,84 2.588,42 3.652,85 11,94 6.30%
Belém, PA 42 1.768,94 1.837,50 2.593,13 8,65 8.30%
Uberlândia, MG 44 2.266,04 2.353,86 3.321,84 10,75 7.80%
Contagem, MG 43 2.378,73 2.470,92 3.487,03 11,56 4.70%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Gerente de Salão de Café. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Gerente de Salão de Café no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares 2.240,76 2.327,60 3.284,78 7.10%
Restaurantes e similares 2.366,66 2.458,39 3.469,35 7.00%
Padaria e confeitaria com predominância de revenda 2.500,48 2.597,39 3.665,51 7.10%
Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios 2.078,94 2.159,52 3.047,58 7.60%
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas 6.459,78 6.710,15 9.469,56 8.30%
Comércio varejista de bebidas 2.178,49 2.262,92 3.193,50 4.30%
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns 2.240,50 2.327,33 3.284,40 7.90%
Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria 2.151,06 2.234,43 3.153,29 6.80%
Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar 2.456,77 2.551,98 3.601,44 5.70%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.253,70 2.341,05 3.303,75 8.30%
Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê 2.560,52 2.659,76 3.753,54 7.80%
Hotéis 3.683,68 3.826,45 5.400,00 4.10%
Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes 2.107,90 2.189,60 3.090,03 5.00%
Gestão de ativos intangíveis não-financeiros 6.336,87 6.582,47 9.289,38 5.50%
Comércio varejista de mercadorias em lojas de conveniência 2.176,89 2.261,26 3.191,16 7.80%
Cantinas - serviços de alimentação privativos 2.105,85 2.187,46 3.087,01 7.60%
Fabricação de cervejas e chopes 2.016,51 2.094,66 2.956,05 5.20%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 2.019,03 2.097,28 2.959,74 7.90%
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados 2.448,57 2.543,47 3.589,42 4.70%
Serviços ambulantes de alimentação 2.327,72 2.417,94 3.412,27 5.20%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.